Sandra Madeira - Escritório de Contabilidade

Tel: 3029-0423

As diferenças entre Débito e Crédito

Existem alguns termos que são bastante corriqueiros no dia a dia, mas que quando são analisados sob a ótica contábil, mudam bastante os significados, exigindo uma atenção especial. Um caso típico que ilustra essa informação são as palavras débito e crédito, que todo mundo usa praticamente todos os dias!{0341C8B0-FC52-4AA1-9F62-B7642140A874}_contabil-saolucas

No entanto, quando falamos em débito ou crédito dentro da contabilidade, essa ideia de subtrair ou adicionar um valor não pode ser levada como verdade, porque o significado realmente é outro. Mas, então, vamos saber agora qual é o significado de débito e de crédito no universo contábil e porque são diferentes dos sentidos que empregamos no nosso cotidiano!

Em contabilidade, creditar quer dizer lançar uma importância na coluna que corresponde ao crédito de uma conta para aumentar ou diminuir o seu valor. O aumento está associado a uma obrigação, enquanto a diminuição corresponde a um bem ou direito que é representado por aquela conta. Note que o termo “crédito” está relacionado também com a possibilidade de diminuição, e não só de ganho.

Por outro lado, quando falamos em debitar, estamos nos referindo ao processo contrário, ou seja, lançar uma importância na coluna de débito de uma conta, mas de modo que quando a conta representa um bem ou direito, o valor é aumentado e, quando ela representa uma obrigação, ele é diminuído.

Creditar e debitar são dois processos que percorrem caminhos contrários em contabilidade, mas que ao mesmo tempo são muitos parecidos. Por isso, é importante ter bastante atenção.

De uma forma mais simplificada, o débito é a aplicação de um recurso, enquanto o crédito é a sua origem. Por isso, quando um contador faz um lançamento a débito de um valor em uma conta (por exemplo, R$ 100 mil), significa que esse dinheiro é destinado para aquela conta. Mas, se o profissional fizer um lançamento a crédito em uma conta, dessa mesma importância, significa que esse dinheiro teve origem nessa conta.

Normalmente, as operações contábeis vão utilizar esses dois termos simultaneamente, pois, nas transações financeiras, o recurso vai se originar em uma conta para ser aplicado em outra conta.

Rua Sebastião Lima, 1.234 · Monte Libano
Campo Grande - MS · CEP 79004 600

(67) 3029.0423 · 3042.0425
sandra@sandramadeira.com.br

Sandra Madeira copyright © todos os direitos reservados.

Agência Znit