Sandra Madeira - Escritório de Contabilidade

Tel: 3029-0423

Com a certificação, declarar o IR está cada vez mais fácil

Sabemos que a declaração do IR – Imposto de Renda é uma ativi415b56573df326bf7b6e70bf84634ba8dade realizada todos os anos e tem obrigação legal. Porém, no momento de realizar a entrega desse documento, muitas são as dúvidas que ainda fazem parte da rotina dos contribuintes.

Isso ocorre principalmente pelo fato de que é geralmente só nesse período que ele corre atrás de todos os documentos que se tornam necessários para uma declaração completa, possibilitando não só o preenchimento, como também o próprio abatimento de determinados valores.

Porém, atualmente existe uma forma de fazer com que esse problema seja finalmente solucionado. Desde o ano de 2014, a Receita Federal tornou possível a utilização de um Certificado Digital. É por meio dele que a sua declaração de Imposto de Renda já chega às mãos do contribuinte, ‘pré-preenchida’. O documento, que conta com total sigilo de caráter fiscal, garante que os contribuintes já não caiam na malha fina com tanta frequência. Esse documento tem todas as informações que estão vinculadas com o CPF do indivíduo, em questão que, por sua vez, está presente na própria base de dados da Receita Federal.

Outra vantagem do Certificado Digital é o fato de que o seu preenchimento final pode ser realizado por qualquer computador e, no final, ele será armazenado em nuvem. Por isso, é até mesmo possível salvar esse documento de forma essencialmente digital, sem perdê-lo no meio dos outros arquivos do seu computador.

Além dos benefícios já apresentados, o Certificado Digital ainda auxilia a verificar as informações oriundas de fontes pagadoras, possibilita a obtenção da declaração do ano passado e, com o auxílio do mesmo, o contribuinte pode facilmente regularizar a sua situação com a receita no mesmo dia 7, caso seja vítima da malha fina. Eliminar as divergências de informações, imprimir cada um dos comprovantes, obter cópias de declarações e acompanhar o processo que a envolve também são ações possibilitadas por meio da certificação digital do Imposto de Renda.

E, por mais que as vantagens encontradas nesse modelo de certificação sejam as mais variadas possíveis, desde a sua disponibilização menos de 1% dos brasileiros fizeram a sua utilização no ano de 2014. Para a Receita Federal, a probabilidade de que esse número cresça de maneira gradativa em 2015 é bem alta.

Rua Sebastião Lima, 1.234 · Monte Libano
Campo Grande - MS · CEP 79004 600

(67) 3029.0423 · 3042.0425
sandra@sandramadeira.com.br

Sandra Madeira copyright © todos os direitos reservados.

Agência Znit